Podcasts sobre jornalismo

As redes sociais estão diminuindo todas as distâncias do conhecimento, destruindo todas as barreiras da informação. Os centros universitários já não são torres de marfim cujo saber é reservado apenas aos seus seletos alunos. Nem as palestras de jornalistas veteranos se restrigem a poucos afortunados.

Já pensou ter aulas de jornalismo em Stanford, na California ? Ou ouvir as opiniões de jornalistas como Paul Krugman, vencedor do Nobel de economia ?

Pois com os podcasts é possível ouvir, no conforto de sua casa, aulas e palestras de jornalismo. Podcast é um arquivo de áudio distribuido pela internet. Sua palavra vem da junção de “iPod”, tocador de MP3 da Apple, com a palavra “broadcast” que significa “transmissão” em inglês. No iTunes, programa gratuito de exibição digital de música e vídeo da Apple, basta acessar o canal iTunesU para ouvir diretamente ou fazer o download das mais diversas aulas e leituras. O único entrave para o acesso a esses podcasts é a língua inglesa. Os principais canais do iTunesU que lidam com podcasts jornalísticos são os da Universidade de Stanford, da American Public Media e da CUNY – City University of New York.

Os podcasts das universidades brasileiras ainda avançam timidamente. Mas já há caminhos sendo trilhados tanto por acadêmicos como por blogueiros, incluindo discussões sobre o novo  jornalismo 2.0.

Tem o Podcast1, com seção dedicada ao jornalismo, que possui extensa lista de trabalhos universitários. Outra fonte é o Papo JOL, cujos podcasts são apresentados por Alexandre Carvalho e Mario Lima Cavalcanti, o enfoque principal da dupla é a discussão do jornalismo digital. Também merece destaque o podcast de Alexandre Sena sobre a adaptação dos jornalistas “das antigas” à internet e o podcast de André Deak sobre o conceito de jornalismo open source, um jornalismo cujas fontes para a criação da matéria são não somente acessíveis aos leitores como também disponíveis para reconfiguração.

Uma resposta para Podcasts sobre jornalismo

  1. Obrigado pela citação. Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: