Resenha: Cale-se, de Caio Túlio Costa

 

Cale-se, Caio Túlio Costa. São Paulo, A Girafa Editora, 2003.

Cale-se, Caio Túlio Costa. São Paulo, A Girafa Editora, 2003.

 

Cale-se, livro reportagem de Caio Túlio Costa, relata a história do  show que Gilberto Gil realizou na USP em 1973. Diante de mais de mil estudantes Gil cantou pela primeira vez  “Cálice”, composta por ele e Chico Buarque, canção clandestina pois foi proibida pelo regime militar.

Caio se preocupa em mostrar no livro todo o contexto político e social que envolveu o show para então explicar porque a apresentação de Gil representa um ponto de mutação no movimento de resistência à ditadura.

Esse ponto de mutação é a formação de uma nova esquerda que passa a se auto-criticar e trocar a luta armada pela mobilização de massas. O início desse processo foi a morte de um militante da luta armada, Alexandre Vannucchi Leme, da Ação Libertadora Nacional (ALN). A morte de Vannucchi em uma cela do DOI-CODI  iria unir os estudantes das mais diversas tendências esquerdistas. Sua missa, celebrada por D. Paulo Evaristo Arns,  representa a primeira manifestação política estudantil após a instituição do AI-5.

Nesse clima intenso de repressão e com a desarticulação de movimentos armados os estudantes procuravam uma forma de continuar a combater o regime. E é com a apresentação de Gil e sua discussão com os estudantes que o artista contestou a luta armada como única forma de superar os obstáculos. Gil, tropicalista acusado pelos esquerdistas de se distanciar das músicas de protesto, também argumentou que a necessidade de se fazer música engajada era mais uma forma de censura para a criação artística e que a música não pode ser utilitária.

Com o testemunho de quem participou da resistência estudantil e com arquivos resgatados do DOPS o autor reconstitui todo o clima de opressão, paranóia e isolamento dos estudantes da USP. O livro é uma importante fonte de pesquisa para conhecer a história da resistência estudantil após o AI-5 e as origens dos partidos de esquerda que nos últimos anos tem dirigido o Brasil: o PSDB e o PT.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: