Newsgaming: jogando a notícia

newsgamingIrei postar aqui, com algumas atualizações, artigo que escrevi para o Gamecultura, site dedicado ao estudo dos games como manifestação cultural. O artigo trata de um novo formato para apresentar notícias, o newsgaming,  que pode ser conceituado como um “jogo informativo de acontecimentos não-ficcionais”.

Este estilo de jornalismo é muito recente. Ele é fruto do novo jornalismo digital que ainda custa a se adequar à linguagem hipertextual da web. O newsgaming nasceu da descoberta de que informar através da internet pode ir muito além de postar, linkar, colocar tags e responder a comentários: por que não divulgar a notícia através de jogos online ?

Um ótimo exemplo é o site Play the News  que informa fatos atuais através de jogos em Flash. Um dos seus jogos é sobre o ataque de helicópteros americanos na Síria em outubro de 2008. O “jogo” informa toda a situação militar e diplomática da região e pede ao jogador/leitor escolher um lado do conflito. Deve-se então, no papel de representante do governo americano ou sírio, selecionar as melhores medidas que devem ser tomadas. O jogo/reportagem mostra as possíveis consequencias de sua escolha e também as estatísticas de quantos usuários escolheram a sua opção.

Mas todo cuidado é pouco ao lidar com essa nova modalidade de newsgaming. O foco principal é a informação e não a diversão. O formato do videogame deve ser usado para permitir a interatividade do usuário, imergindo-o na compreensão dos fatos e eventos.  O newsgaming portanto não significa transformar a notícia em um jogo de Mário. Super Obama World  ou jogos em Flash onde você joga sapatos no Bush  não são newsgames pois embora lidem com acontecimentos reais não envolvem a apuração e divulgação contextualizada dos fatos.

Também é preciso distinguir o que é um jogo que apresenta fatos com isenção e um jogo propaganda que está a serviço de grupos de interesses comercias ou políticos. Os profissionais de marketing já adotaram a linguagem dos jogos muito antes dos jornalistas e têm experiência com os advergames

 Os exemplos de newsgaming ainda são escassos mas é uma nova modalidade de narrativa digital e de jornalismo que irá evoluir bastante. Um futuro onde a própria notícia é palco para a interação do leitor.

Uma resposta para Newsgaming: jogando a notícia

  1. Julia disse:

    Muito bom o artigo. Tomei a liberdade de colocar na seção de clipping do e-Storias, citando a fonte logicamente. =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: