Curso de jornalismo: o projeto do CEUNSP

ceunsp-fca1Para quem estuda jornalismo uma das principais dificuldades é poder praticar o seu ofício. Não é possível realizar estágios remunerados. É uma norma louvável, que visa proteger o emprego de jornalistas já formados. Os estudantes poderiam substituir as vagas destinadas aos profissionais pelo fato de receberem piso salarial menor. Mas para muitos o estágio representa um meio de conhecer o ambiente de trabalho dos jornalistas além de adquirir a experiência prática da profissão. Por isso as faculdades de jornalismo devem permitir aos seus estudantes o conhecimento da práxis jornalística através dos jornais-laboratórios, estúdios de telejornalismo e rádiojornalismo.

O CEUNSP (Centro Universiteario Nossa Senhora do Patrocínio), neste primeiro semestre de 2009, propõe uma nova metodologia para o desenvolvimento da prática jornalística em ambiente acadêmico. A mudança do curso de jornalismo é parte da reformulação de todos os cursos da Faculdade de Comunicação e Artes (FAC). O projeto é ousado, propondo que os estudantes produzam materiais de comunicação e que sejam avaliados pelo resultado obtido. Os objetivos são vários: manter um jornal mensal, elaborar programas de rádio e tv, organizar eventos como a Miss Salto 2009, etc.

Os projetos de rádio, tv, jornal, eventos, entre outros, fazem parte dos Projetos Integrados (PI). Cada PI é formado por grupos de trabalhos (GTs). Os grupos são compostos por estudantes com objetivos específicos. Por exemplo: um Projeto Integrado de Telejornalismo pode ter um Grupo de Trabalho com três repórteres, um GT com dois pauteiros e outro GT com 5 assistentes de produção.

Cada GT é formado por estudantes do mesmo curso e semestre mas que estão em constante interação com outros GTs. No caso do Projeto de Telejornalismo os estudantes de Jornalismo e Rádio e Tv devem trabalhar em conjunto, um cuidando exclusivamente da produção jornalística e o outro produzindo e editando as imagens. Alunos dos últimos anos recebem o cargo de chefia dos projetos, enquanto os que estão no 2º e 3º anos ficam com a parte de produção, para os calouros há os cargos de assistente.

É tudo uma grande novidade. De repente os alunos são responsáveis pelos programas de Tv, rádio, jornal e os eventos da faculdade. Pretendo publicar aqui o resultado dos meus colegas. Espero que esta seja uma grande oportunidade para divulgar a competência e a criatividade de todos que se dedicam aos cursos de Artes e Comunicação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: