Estadão usa Realidade Aumentada para interagir jornal impresso e site

eiffel

O Estadão realizou uma reportagem que literalmente ultrassa o limite bidimensional do papel impresso e das telas de computador. A notícia impressa no jornal faz uso da realidade aumentada para criar uma réplica 3D da Torre Eiffel no monitor. Trata-se portanto de uma interação única entre leitor, jornal impresso e site de notícias. A realidade aumentada é uma tecnologia recente que revela muitas possibilidades para a educação, os videogames e a publicidade. Ela permite visualizar elementos virtuais tridimensionais em ambientes do mundo real através de dispositivos tecnológicos como uma câmera.

No caso da reportagem sobre os 120 anos da Torre Eiffel é preciso apenas ter a matéria do jornal em mãos, acessar a página interativa, e ter uma webcam. Basta mostrar o símbolo impresso no papel jornal diante da webcam para ver uma Torre Eiffel 3D na tela do computador. É possível movimentar o símbolo diante da câmera a ponto de ver a torre por cima ou por baixo. Também há um dirigível 3D em pleno movimento, circundando o símbolo nacional francês. É o dirigível nº6, dirigido por Santos Dumont.

O experimento do Estadão demonstra o potencial da realidade aumentada para o jornalismo.  É a possibilidade de uma nova fonte de informações na junção do impresso com o online. A criação de infográficos 3D já é uma possibilidade pois a realidade aumentada permite a movimentação de imagens virtuais através do tempo. Imagine por exemplo ler uma reportagem sobre a história de São Paulo e depois assitir no monitor um mapa 3D do município em constante mudança, do seu estado colonial até a megalópole de hoje. Efeito pirotécnico sem valor jornalístico? Não, uma ferramenta a mais para complementar a informação. E uma possível ponte de ligação entre duas formas de jornalismo que não precisam entrar em conflito.

Uma resposta para Estadão usa Realidade Aumentada para interagir jornal impresso e site

  1. Julia disse:

    Nossa, Jean, que loucura!
    Parece que já estamos vivendo em tempos de Minority Report! xD

    Infelizmente o que sobra em criatividade para esse tipo de coisa as vezes falta aos redatores desses jornais.

    De qualquer modo vem aí uma nova leva de jornalistas em breve, incluindo o Foca Mais, para resolver esse dilema!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: