STF derruba obrigatoriedade do diploma de jornalismo

O Supremo Tribunal Eleitoral derrubou na quarta, dia 17 de junho, a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a função. Decisão escolhida por 8 votos a um. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello votou pela exigência de curso superior, alegando a necessidade de conhecimento técnico para o cargo.
O presidente do STF, Gilmar Mendes, relator do caso, enfatizou que a exigência de diploma é inconstitucional, pois fere a liberdade de expressão e informação.
A Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) definiu a decisão como um retrocesso e promete intensificar o movimento pela qualificação profissional dos jornalistas.
Já a Associação Nacional do Jornal (ANJ) disse por meio de seu diretor do Comitê de relações governamentais que a decisão apenas oficializa o que já ocorria na prática.

E o que isso significa para nós focas?
Quem estuda jornalismo em uma faculdade está agora jogando dinheiro fora? Os jornais continuarão a empregar profissionais com diploma porém a concorrência aumentou. O diploma em si não é garantia de um bom jornalista mas a faculdade fornece conhecimento e prática para quem se dedica.

A responsabilidade é maior. Para fortalecer a imagem do jornalista como profissão e valorizar seu estudo acadêmico será preciso mostrar ainda mais o talento, conhecimento e ética dos focas universitários.

Uma resposta para STF derruba obrigatoriedade do diploma de jornalismo

  1. […] (PEC) nº 33/09, que retoma a obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista (que foi derrubada em 17 de junho de 2009, pelo Supremo Tribunal Federal) poderá ser votada hoje, quarta-feira, 19 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: