Fuego: o futuro do jornalismo agora no seu dispositivo móvel

Fuego Mobile

O Nieman Journalist Lab é um projeto do Nieman Foundation for Jornalism, a principal instituição jornalística de Harvard. O projeto visa ajudar os jornalistas a descobrirem os rumos do jornalismo nesta era digital. O projeto inclui diversas análises do que ocorre com o jornalismo nas redes sociais, como o jornalismo pode sobreviver comercialmente na Internet, como a comunidade pode colaborar com a produção jornalística, entre outros assuntos.

Mas, para saber quais os tópicos mais importantes sobre jornalismo digital no momento, o Nieman Lab lançou o Fuego, um site que junta na mesma página janelas com links para as pricipais discussões nas últimas quatro horas, nas últimas 24 horas ou na última semana, dependendo do filtro que você usar.

O Fuego monitora o Twitter e usa um algoritmo para capturar tweets que falam do futuro do jornalismo. Ele calcula os tópicos mais recentes e com mais repercussão para determinar quais são as principais discussões sobre jornalismo digital no momento. Os tópicos então são inseridos na página com uma manchete e um link e são numerados por ordem de importância.

Para complementar essa poderosa fonte de informações, o Nieman Lab otimizou o sistema para visualização em dispositivos móveis. Trata-se do Fuego for Mobile. E para quem usa iPods e iPhones, é possível salvar a página na tela inicial do aparelho. E cada nova adição no site é divulgada pelo @NiemanLabFuego, perfil do Fuego no Twitter.

Deixe um comentário