Inscrições abertas para o VI Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo

VI Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo

Estão abertas as inscrições para o VI Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Trata-se de um prêmio que visa mobilizar a sociedade para o problema do abuso e da violência sexual infantil, e que contribui com a ampliação da cobertura da imprensa para esse problema e para a discussão de políticas públicas de prevenção e de atendimento às vítimas.

O concurso irá selecionar as melhores propostas de reportagem, oferecendo aos vencedores apoio técnico e financeiro para a produção da matéria, além de um prêmio em dinheiro para os jornalista que forem selecionados.

Uma regra muito importante do concurso é a restrição a entrevistas, sejam em on ou off, de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Os organizadores explicam que, caso seja absolutamente necessário ao processo de apuração, o projeto deve detalhar todos os cuidados previstos para evitar a revitimização ou exposição inadequada.

Somente repórteres, chefes de reportagem, editores e/ou editores executivos de mídias de comunicação poderão participar. Essas mídias devem fazer parte uma das cinco categorias de premiação: Mídia impressaRádioTV, Mídia alternativa e comunitária (sites jornalísticos na internet, rádios e TVs comunitárias ou universitárias), Categoria especial (candidatos de todos os tipos de mídia concorrem com trabalhos que tenham como tema: “Exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico brasileiro”).

categoria especial do concurso deste ano será a exploração no setor turístico brasileiro justamente pelo fato de que o Brasil será o protagonista principal de dois grandes eventos esportivos internacionais que atrairão muitos turistas: a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O concurso é organizado pelas ANDI e Childhood Brasil e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).

Mais informações no site do concurso. As inscrições estarão abertas até 15 de fevereiro de 2012.

Memória
Arcanjo Antonio Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes, é o jornalista homenageado pelo nome do concurso. Produtor da Rede Globo desde 1996, Tim se dedicou ao jornalismo investigativo, como o caso da reportagem “A Feira das Drogas”, em que denunciava, por meio de uma câmera escondida, a venda livre de drogas no complexo do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. A reportagem lhe rendeu, junto com a equipe da Rede Globo, o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Televisão em 2001.

No dia 2 de junho de 2002, Tim foi até a favela Vila Cruzeiro, no bairro do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, com uma microcâmera escondida, para gravar imagens de um baile funk organizado por traficantes e denunciar a venda livre de drogas e  a exploração sexual de adolescentes. Mas Tim foi descoberto e brutalmente assassinado justamente pelos criminosos que ele visava denunciar. Sua morte foi causou grande comoção social e foram realizadas diversas homenagens e tributos ao jornalista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: